quarta-feira, 20 de junho de 2012

As Oficinas


Horticultura Urbana
Nas cidades nos é imposto um distanciamento de meios naturais de vida e contato com a terra, de tal forma que acabamos privados de conhecer até mesmo nosso próprio corpo, suas necessidades, mazelas e remédios. Tornamo-nos cada vez mais vitimas de indústrias. Entupimo-nos de remédios quando temos uma dor de barriga ao invés de buscar uma planta no jardim que irá nos curar, corremos ao mercado para comprar tomate ao invés de cultivá-los no quintal.
Podemos retomar tais práticas com atos simples e prazerosos, como fazer hortas e cultivos em nossos quintais ou pequenos espaços, religando-nos à terra e sua cultura, independente do lugar onde nos encontremos.
O objetivo da oficina é a retomada com meios naturais e contato com a terra. Começando por passos simples, construindo a relação e cuidado com a terra e com o próprio corpo. Passando por técnicas de plantio em espaços alternativos (garrafas pets, latas, calhas, pneus...), construção de composteira, até a formação de uma horta comunitária nas praças com a formação de agentes locais de manutenção destas.

Jogos e Brinquedos Reciclados
         No atual mundo virtualizado, têm-se perdido os sabores e gostos de infância: o brincar na rua, sujar-se e rasgar-se inteiro, mas voltar pra casa contente; o gosto da descoberta de brinquedos no improvável. Têm-se apelado cada vez menos para a imaginação e cada vez mais para o consumo desenfreado. Resgatar os brinquedos antigos é retomar um pedaço da história de cada um de nós, e fazer isso utilizando-se materiais recicláveis, traz a possibilidade de explorar o lúdico reavaliando o que chamamos lixo.  
          A oficina tem por objetivo, através do lúdico, reavaliar os materiais até então encarados como lixo para transformá-los em brinquedos de simples confecção e extensa diversão. Explorar o máximo possível um único material para através dele extrair diversas possibilidades de brincar. Uma garrafa pet é material bastante para fazer ao menos dois brinquedos. Com um caderno de jornal, existem também amplas possibilidades.

Criação Literária
Temos latente em nós potencias infinitos de criação e expressão. Potencias essas que acabam por não despertar em sua maioria, em grande parte por uma falha nos métodos pedagógicos de ensino e falta de estímulos. A oficina tem por objetivo despertar e conscientizar cada um dos participantes desses potenciais. Utilizando de meios lúdicos e linguagem simples, e material de referencia moderno que dialoguem diretamente com os participantes, sem deixar de resgatar as tradições populares.

Artes Visuais
As artes como um todo estão presentes em tudo que nos rodeia desde a embalagem de um produto qualquer até a roupa que vestimos, a forma como se organizam as ruas da cidade até o desenho grafitado em um muro. A oficina de Artes Visuais visa despertar o olhar cuidadoso para as formas de expressão artística que nos rodeiam e que fazem parte de nosso cotidiano. Despertar para a apreciação destes elementos da realidade e para a possibilidade de tornar-se parte dessa produção. Dar suporte técnico para os talentos já despertos e apresentar possibilidades aos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário